Tese - Lurima Estevez Alvarez

A Educacao Estético-Ambiental na formacao de educadores (as)

Autor: Lurima Estevez Alvarez (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo geral desta tese consistiu em compreender as representações que um grupo de acadêmicos em Artes Visuais - Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Brasil) e um grupo de instrutores de Arte de Manicaragua (Cuba) têm sobre a Educação Estético-Ambiental (EEA) e seu papel na formação integral de educadores (as), especialmente em Arte. Assume-se como tese que a EEA favorece a formação integral da personalidade, no sentido de que os valores estético-ambientais contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade e da consciência crítica. Consequentemente, foram estudados os significados e sentidos das exposições dos sujeitos colaboradores da pesquisa, a partir das dinâmicas de sensibilização realizadas. Tratou-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na compreensão dialético-materialista do mundo, em particular, de Karl Marx, Paulo Freire e Pablo René Estévez. Para a organização, análise e interpretação das informações, utilizou-se o Método de Interpretação de Sentidos de Maria Cecília de Souza Minayo, na perspectiva hermenêutica-dialética. No processo de análise, foram construídas duas categorias iniciais (Educação Estética e Educação Ambiental), uma categoria emergente (Sensibilização Estético-Ambiental) e duas categorias finais (Educação Estético-Ambiental e Formação mais Integral). As categorias integraram-se nos seguintes enunciados: A EEA e seu papel para uma formação mais integral dos (as) educadores (as) em Arte: representações dos (as) acadêmicos (as) em Artes Visuais - Licenciatura da FURG e A EEA e seu papel para uma formação mais integral dos (as) educadores (as) em Arte: representações dos (as) instrutores (as) em Arte de Manicaragua. Os resultados evidenciaram a alta valoração que os sujeitos atribuem à EEA como matéria curricular e o consenso no que concerne a sua aplicabilidade ao cotidiano pessoal e profissional. As experiências de sensibilização propiciaram o resgate da memória afetiva e evidenciaram o seu caráter transcultural. Nas atividades verificou-se a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, três elementos essenciais para a formação profissional e humana. As vivências e experiências acumuladas foram reconstruídas em atividades com um elevado potencial de criatividade, como parte das ações docente-extensionistas implementadas. As práticas sensibilizadoras também podem contribuir para a constituição de educadores (as), fomentando os valores estéticos e ambientais, projetados em uma perspectiva transversal, transdisciplinar e transartística. Finalmente, partindo dos antecedentes e referentes da EEA, em particular, dos fundamentos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Estévez nos processos formadores implementados em Cuba, México e Brasil, este estudo contribuiu à sistematização e avanço desta modalidade de educação.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalEducação estético-ambiental