Dissertação - Joelma Madruga Furtado

A prática dos professores de língua portuguesa orientada pelos PCN: educação ambiental por meio dos gêneros textuais

Autor: Joelma Madruga Furtado (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN se efetivam nas aulas de Língua Portuguesa, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental por meio dos Gêneros Textuais, na Rede Pública Municipal de Rio Grande, RS. Dessa forma, criou-se o problema de pesquisa com a emergência de conhecer, investigar aquilo que está impedindo a prática dialógica destes professores, para que se constitua uma educação comprometida com a emancipação humana, através da problematização dos homens em suas relações com o mundo, por meio de uma proposta de ensino interacionista da linguagem. Seguindo a orientação teórica do Materialismo Histórico e do Materialismo Dialético preconizado de investigação da realidade objetiva, tornou-se fundamental para resolver o problema de pesquisa que nos propomos investigar: 1- analisar, interpretar e descrever as contradições existentes nas práticas desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal, a fim de entender de que forma a Educação Ambiental se efetiva, conforme a indicação nos PCN; 2 - analisar, interpretar e compreender as situações-limites que dificultam os professores de Língua Portuguesa, das EMEF de Rio Grande, desenvolverem práticas que favoreçam uma Educação Ambiental enquanto totalidade, por meio de um trabalho que compreenda a pluralidade dos Gêneros Textuais. Para tal, utilizamos como subsídio o estudo da legislação que define o ensino de Língua Portuguesa em âmbito nacional. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida da seguinte forma: consistiu-se no levantamento e estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação, tendo como suporte a entrevista semiestruturada, em que foram analisadas todas as ligações e relações que outros fenômenos possuem com o fenômeno estudado. A fim de aproximarmo-nos ao máximo de sua totalidade, tomamos como referências as análises das oito entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Ensino, as quais nos permitiram explorar, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin o conteúdo de suas falas. A partir de nossas compreensões, subsidiados pelas entrevistas realizadas, entendemos que os professores de Língua Portuguesa trazem em suas falas concepções que se atrelam as múltiplas formas em que a Educação Ambiental é concebida e desenvolvida. Assim disposta, compreendemos que os professores, parte de nossa pesquisa, estão desenvolvendo Educação Ambiental em suas práxis cotidianas, por meio: de metodologias de projetos, interdisciplinaridade, como leitura de mundo, enquanto posição política e como subsídio para discutir a cultura das relações interpessoais. Desse modo, a grande contradição que encontramos como resultado dessa pesquisa está no reconhecimento, por parte dos professores, da necessidade do trabalho de Língua Portuguesa ser desenvolvido a partir dos Temas Transversais, em específico a Educação Ambiental, por meio dos Gêneros Textuais, porém há contingências que impossibilitam de efetivá-lo. Logo, faz-se necessário que as instituições escolares construam uma proposta político pedagógica engajada na busca de saberes que garantam que as aulas de Língua Portuguesa envolvam uma teoria de compreensão e interpretação da realidade, ao mesmo tempo em que sejam propulsoras da materialização da Educação Ambiental enquanto totalidade como forma da cultura das relações.

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Palavras-chave: Educação ambientalTransversalidadeEnsinoLíngua portuguesaParâmetros curriculares nacionaisGêneros textuais