Dissertação - Alexandre Silva da Silva

RPG e educação ambiental: a complexidade dos jogos e suas contribuições para o ensino formal de educação ambiental.

Autor: Alexandre Silva da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Vivemos em um contexto que apresenta tanto um desinteresse, quanto um rendimento escolar cada vez mais deficitário por parte dos educandos. Fragilidade essa que pode ser perceptível pelo baixo rendimento do Brasil no teste elaborado pelo Programme for International Student Assessment - PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Nesse sentido, o presente trabalho analisa o campo da educação formal pública brasileira, perpassando pelo subcampo educando e sociedade (elementos, processos e fluxos). Tendo como base a perspectiva complexa de Edgar Morin referente à sociedade e seus processos no ambiente e o processo de aprendizagem, entendimento esse reforçado pela colaboração pertinente de alguns pensadores como David Ausubel, Johan Huizinga e Merleau-Ponty. Tais relações estabelecidas por meio da Análise Processual de fluxo (APF), metodologia que foi desenvolvida no decorrer da pesquisa visando a sanar lacunas que outras metodologias não proporcionavam. Compreendemos que a o campo da educação ambiental apresenta-se como possibilidade colaboradora para sanar a demanda apresentada. Compreendendo que o processo de comunicação é vibrante e apresenta-se em constante mutação, entendemos que a linguagem utilizada para efetivar nossa proposta teria que ser baseada no recorte temporal dos educandos. Nesse sentido, elegemos o RPG, como linguagem potencializadora da educação junto aos estudantes. Tal pensamento possibilitou a origem de uma plataforma de RPG no formato Live Action (agora na versão Beta), que tem como objetivo a aplicabilidade, testar as reflexões teóricas de forma prática e a elaboração de um site para a apresentação da mesma e posterior feedback dos educadores que desenvolverem interesse pela proposta.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalComplexidadeMetodologia