Dissertação - Anderson Pires de Souza

Olhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora.

Autor: Anderson Pires de Souza (Currículo Lattes)

Resumo

O presente projeto de pesquisa, para elaboração da dissertação, aborda o processo de expansão portuária e o impacto do mesmo sobre a população moradora do Bairro Getúlio Vargas, conhecida popularmente como BGV, bairro, este, periférico, localizado no entorno do Porto Novo do Rio Grande no município de Rio Grande -RS/Brasil. O foco da pesquisa parte do processo de reassentamento de 290 famílias que ocupavam as adjacências do Pátio Automotivo do Porto Novo do Rio Grande e que foram distribuídas em dois condomínios. Sendo, 220 famílias no Residencial Getúlio Vargas I e 180 famílias no Residencial Getúlio Vargas II. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Intervenção de Favelas do Governo Federal junto aos recursos financeiros da Caixa Econômica Federal e com relevância nos processos educativos, está em desenvolvimento junto a essa comunidade o Trabalho Técnico Social denominado (TTS-PAC BGV). Em vista disso, analisou-se esse processo por meio da teoria relacionada à Educação Ambiental Emancipatória e transformadora, linha teórica que busca analisar como os grupos sociais desfavorecidos ou que vivem em condições de vulnerabilidade encontram estratégias de superação ou de mitigação da sua situação de desigualdade social.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalTrabalho técnico socialConjuntos residenciaisMoradores reassentadosConjuntos Residenciais Getúlio Vargas I e II