Tese - Lisiane Costa Claro

Horizontes compreensivos da educação ambiental do campo: contribuição às outridades do campo

Autor: Lisiane Costa Claro (Currículo Lattes)

Resumo

A tese intitulada "Horizontes compreensivos da Educação Ambiental do Campo: contribuição às outridades do Campo", emerge da compreensão de que a Educação Ambiental é uma área que viabiliza a busca pela superação da crise dos sentidos e da existência humana, num caminho à superação das dicotomias pela via do encontro com e no mundo. Apresentamos a possibilidade de partir dos processos que compõem a educação presente nas ruralidades a fim de que se possa contribuir com o horizonte dos fundamentos educativos das outridades do Campo e seus sujeitos. Para tanto, buscamos uma Educação Ambiental do Campo que possibilite uma hermenêutica fenomenológica da Educação (e dos sujeitos) do Campo, na medida em que uma leitura compreensiva acerca do Campo também consolide uma postura hermenêutica fenomenológica viável à Educação Ambiental do Campo. Defendemos a tese de que a constituição de uma Educação Ambiental do Campo é possível por meio de uma hermenêutica fenomenológica da Educação do Campo e seu sujeito, reconhecendo o Sujeito Gerúndio para além, e na contramão, do Sujeito Estigmatizado. Como percurso metodológico, vinculado à postura compreensiva que buscamos assumir, realizamos a hermenêutica fenomenológica a qual garante um viés dialógico entre as produções bibliográficas que subsidiam nossa leitura e o exercício filosófico com a hermenêutica do si (Ricoeur, 2014) e a postura do ser humano na conduta Cosmocena (Pereira, 2016) para a ampliação da compreensão do sujeito do Campo e do Campo como Sujeito em curso.

Texto Completo

Palavras-chave: Educação ambientalEducação do campoOutridades