Dissertação - Elisângela Barbosa Madruga

A educação ambiental e suas estratégias de governamento no jogo eletrônico Minecraft

Autor: Elisângela Barbosa Madruga (Currículo Lattes)

Resumo

As práticas de governamento da vida e ambiental têm se configurado na atualidade através de tecnologias que produzem modos de se conduzir corretamente frente a si e aos outros. Gerenciar os recursos naturais do planeta de forma adequada, por exemplo, tornou-se questão central em nossa contemporaneidade. A tecnologia usada para isso não é nova e vem sendo utilizada em jogos eletrônicos já há algum tempo, mas hoje ganha ênfase em simular o cotidiano de sujeitos; em suma, são os simuladores da "vida real", que visam treinar sujeitos para uma vida, ecológica, sustentável, consciente etc. A eficácia dos jogos é legitimada por campos de saber, como a neurociência, a psicologia, a tecnociência, a educação, enfim, diversas vozes autorizadas se levantam para marcar a importância dos jogos no cotidiano dos múltiplos sujeitos. Tecnologias que disseminam o medo do esgotamento dos recursos que mantém a vida humana e o medo da perda do planeta, constituem um contexto que favorece e impulsiona diversos questionamentos em torno de seu uso e de suas lições ambientais promovidas. Diante da disseminação dos jogos eletrônicos e suas tecnologias, o Minecraft, comercializado pela empresa Microsoft, é objeto de análise nesse estudo, especialmente por se fazer presente em sala de aula na atualidade como ferramenta pedagógica. A partir do tema Educação Ambiental e jogos eletrônicos, a presente dissertação buscou investigar as educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft. Para responder a problemática utilizou-se as seguintes interrogações: quais formas de gerenciamento da vida estão presentes no jogo e quais lições fabricam os sujeitos ambientalmente corretos? Para operar metodologicamente, tomou-se os estudos acerca da análise do discurso desenvolvido por Michel Foucault, bem como os conceitos/ferramentas de dispositivo, governamento, noopolítica e ecopolítica. Para fins de análise utilizou-se a ferramenta de captura de tela do computador, através da qual foram realizadas 297 capturas. Na investigação, evidenciou-se um discurso pedagógico ambiental que se constitui no jogo eletrônico através de dois enunciados, humano legal e naturezas para/pelo homem, que ensinam modos de ser e agir ambientalmente consciente. No primeiro, um ideal de sujeito ambiental passa a ser projetado nas cenas e imagens, principalmente, na figura do aldeão. O segundo enunciado desenha modelos de naturezas que ensinam aos jogadores como agir corretamente em um mundo que tem seus recursos esgotáveis. É com esses ensinamentos que Minecraft educa ambientalmente, governando sujeitos e fabricando subjetividades. Coloca-se em suspenso o jogo Minecraft e suas verdades a fim de se provocar inquietações, pois o mesmo descreve modos de vida na atualidade e uma nova ordem de poder que se exerce nos públicos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalMinecraftGovernamentoNoopolíticaFoucault, Michel, 1926-1984