Tese - Claudionor Ferreira Araújo

As perspectivas da educação ambiental no Brasil a partir das teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande

Autor: Claudionor Ferreira Araújo (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa repousa sua linha investigativa sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) e sua produção acadêmica na forma das teses de doutoramento. Partindo da linha de pesquisa "Fundamentos da Educação Ambiental", foi estabelecido como objetivo geral a realização de um mapeamento das perspectivas da Educação Ambiental (EA) a partir das proposições das teses desse Programa, extraídas do corpo de seus resumos. Para tanto, toma-se a definição do ambiente como espaço construído socialmente em relações de disputa entre grupos antagônicos, com predomínio de um(uns) sobre outro(s). Esse predomínio se materializaria na forma de um quadro de injustiça ambiental que recai preferencialmente sobre os grupos sociais mais vulneráveis. Por sua vez, o campo da pesquisa em EA também se configuraria um espaço social em disputa, em que os grupos sociais se fazem representar por meio de perspectivas discursivas. Nesse sentido, estariam ali presentes tanto o discurso hegemônico, identificado pelo caráter conservador das propostas que o representam, quanto o discurso contra-hegemônico, este de caráter transformador. As perspectivas associadas ao discurso conservador seriam aquelas voltadas à manutenção do sistema socioeconômico vigente e do quadro de injustiça ambiental que ele gera. Por sua vez, as perspectivas de caráter transformador seriam aquelas que buscam, em última instância, a superação de ambos. Cabe, pois, a esta investigação identificar o discurso predominante entre as perspectivas em disputa no campo da EA. Para essa análise, convém, portanto, adotar, no plano geral, os referenciais da tradição marxista, de crítica ao sistema socioeconômico vigente e ao quadro de injustiça ambiental deflagrado no Brasil, como o próprio Marx e Henri Acselrad, respectivamente. No plano específico, da discussão no campo da EA, servem como interlocutores alguns autores, como Isabel Carvalho, Phillipe Layrargues e Gustavo Lima, e Caio dos Santos e outros, que empreenderam a identificação das perspectivas da EA em disputa no campo. No que concerne à análise dos dados, auxiliam principalmente as contribuições de John L. Austin, Mikhail Bakhtin e Michael Halliday. Dos dados obtidos, é possível apontar o discurso conservador, mais favorável aos interesses do(s) grupo(s) hegemônico(s) da sociedade, como predominante no campo da EA. No entanto, os dados também permitem vislumbrar no futuro uma mudança de rumos na disputa pela hegemonia no campo. Mas o que essa mudança representará efetivamente, caso se confirme, apenas o tempo dirá.

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Palavras-chave: Programa de Pós-Graduação em Educação AmbientalProdução acadêmicaAspectos sociaisJustiça ambiental