Tese - Alexandre Macedo Pereira

A Educação Ambiental na Formação de Professores do Curso de Pedagogia - UFPA - PARFOR - Altamira-PA

Autor: Alexandre Macedo Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese de doutoramento é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender a função social da Educação Ambiental na formação dos professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, no município de Altamira, no Estado do Pará. Nesta pesquisa, procuramos conhecer, interpretar, explicar e descrever as relações e interligações sociais presentes nesse processo de formação de professores no PARFOR e como a Educação Ambiental se reflete na proposta pedagógica do Curso. A questão central do estudo indagou sobre a influência da Educação Ambiental frente o predomínio conservador da Educação, legitimado por interesses político-ideológicos que favorecem a reprodução hegemônica do arbítrio cultural da classe dominante. O aporte teórico metodológico da pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, e a metodologia de análise é o estudo de caso, tendo em vista o interesse no aprofundamento do conhecimento das disciplinas que indicam a presença da Educação Ambiental nesta formação. Utilizamos como procedimento auxiliar o estudo documental e a pesquisa bibliográfica, apropriando-nos da análise imanente. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira delas consistiu no levantamento e no estudo do referencial teórico-metodológico, na busca de uma apropriação do Materialismo Histórico e Dialético como ênfase do método qualitativo de investigação, a formação de professores no Brasil e o desenvolvimento da Educação Ambiental como prática pedagógica escolar. A segunda etapa analisa as ligações e as relações entre outros fenômenos e o fenômeno estudado. Logo, tomamos como referência os documentos que organizam o Curso de Pedagogia e dão substancialidade a ele - o Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular e as ementas das disciplinas. O estudo mostra que o currículo, os programas de ensino e as ementas do Curso não conseguem atender o preconizado pelo Programa Nacional de Educação Ambiental - PNEA e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental - DCNEA, as quais indicam a Educação Ambiental como conteúdo interdisciplinar e transversal a todos as disciplinas dos cursos superiores. A pesquisa mostra que a Educação Ambiental na formação de professores no referido curso é secundária e reproduz concepções conservadoras de educação, sociedade e natureza. No que diz respeito ao currículo, embora esse se apresente como uma proposta progressista, o mesmo é limitado quanto à possibilidade de desenvolver processos educacionais emancipatórios dado ser um instrumento burguês. A pesquisa mostrou, ainda, que o currículo dos cursos de formação de professores precisa dar conta das situações limite que a realidade escolar apresenta, articulando, na forma dialética, a teoria e a prática, de modo a promover o desenvolvimento de uma consciência crítica, estimulando todos os envolvidos à construção de práticas pedagógicas garantidoras da materialização da Educação Ambiental.

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Palavras-chave: Educação ambientalUniversidade Federal do Pará (UFPA)