Dissertação - Eliane Lima Piske

Instituições de acolhimento sob o olhar das crianças: que lugar é esse?

Autor: Eliane Lima Piske (Currículo Lattes)

Resumo

As instituições de acolhimento são espaços protetivos para crianças e adolescentes emsituação de risco. O acolhimento institucional é um fenômeno social e histórico que deve ser compreendido contextualmente para poder gerar ações preventivas, ialógicas e protetivas com a Rede de Atendimento Institucional. Assim, partindo das inquietações das próprias crianças, tivemos a oportunidade de mobilizar ações relativas às práticas educativas ambientais nas instituições de acolhimento. Estas foram detectadas sob o ponto de vista delas, levando-se em conta as suas opiniões, anseios, sentimentos e sugestões sobre a vida na entidade de acolhimento. Sendo assim, o objetivo central dessa pesquisa foi analisar bioecologicamente as instituições de acolhimento por meio do olhar de crianças de 7 a 12 anos, tendo por base teórica e metodológica a bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. Essa teoria aborda o desenvolvimento humano sob a ótica dos condicionantes socioambientais e de um olhar atento e indissociável aos múltiplos contextos de influência no desenvolvimento humano. Inicialmente, foi feita uma pesquisa documental (LÜDKE, 1986) para conhecer o perfil das crianças e as causas da institucionalização. Após, buscamos entender por meio da inserção ecológica, como acontecia o acolhimento das crianças nesses espaços com anotações das muitas observações naturalísticas feitas em diáriode campo. Na sequência, foi realizada entrevista reflexiva associada ao registro fotográfico simultâneo a partir de um diálogo com as crianças no intuito de investigar o olhar das mesmas acerca das instituições de acolhimento. Para análise dos dados, foram utilizados os princípios da Teoria Fundamentada nos Dados (CHARMAZ, 2009) com apoio do software Atlas.Ti (SAN MARTÍNS, 2014). Os resultados demonstraram que as instituições de acolhimento são percebidas pelas crianças como um lugar de disciplina, como imposição de regras e de ambivalências nas práticas educativas. Em suma, a presente pesquisa buscou dialogar com os diretamente afetados e que sofrem as consequências da violência estrutural e pessoal da institucionalização, o que está em conformidade com a Educação Ambiental, cuja proposta é contribuir para mudanças de valores e atitudes da sociedade.

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Palavras-chave: InfânciaEducação ambientalAnálise bioecológicaCriançasAcolhimento