Dissertação - Darlene Silveira Cabrera

A objetivação das diretrizes curriculares nacionais para educação ambiental na formação de professores: um estudo de caso no curso de pedagogia da FURG

Autor: Darlene Silveira Cabrera (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo de dissertação de mestrado teve como fenômeno de pesquisa a objetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental - DCNEA na formação de professores: um estudo de caso no curso de pedagogia da FURG, almejou compreender o movimento que levou as DCNEA a se objetivarem no processo formador dos pedagogos da FURG. Para tanto, foram elencadas duas hipóteses: (1) as contradições existentes no movimento de objetivação das DCNEA para formação de professores na FURG, podem vir a dificultar a presença da Educação Ambiental no Curso de Pedagogia. Tal movimento perpassa as imbricações e a interdependência entre os setores administrativos, de planejamento, orientação e coordenação no que tange à Pró-reitora de Graduação, mais especificamente sua subdivisão competente à Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação; o Instituto de Educação, e a Coordenação do Curso de Pedagogia, (2) o conteúdo dos documentos que representam o Curso de Pedagogia da FURG, os quais são o resultado do trabalho dos setores acima citados, podem estar desfavorecendo a efetivação das DCNEA e impedimento o trabalho com a Educação Ambiental no processo dos pedagogos. Portanto, foi desenvolvido um objetivo geral: que contradições existem no movimento de objetivação das DCNEA na formação de Pedagogos da FURG?, e dois objetivos específicos: (1) interpretar e compreender quais contradições existem na objetivação das DCNEA no Curso de Pedagogia, que podem dificultar a presença da Educação Ambiental no Curso de Pedagogia, (2) analisar e interpretar os elementos presentes no conteúdo dos documentos que representam o Curso de Pedagogia da FURG, os quais podem estar dificultando a implementação das DCNEA no mesmo. Essa pesquisa foi elaborada, prioritariamente, a partir referencial teórico e epistemológico da teoria marxista. Destarte, para manter coerência com a teoria que embasa esse estudo, se fez necessário a abordagem da pesquisa qualitativa, bem como caracterizá-la como um estudo de caso. Posterior ao processo de revisão bibliográfica foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos de pesquisa, os quais foram elencados a partir de sua função nas instâncias administrativas e coordenadoras do Curso de Pedagogia, bem como quanto seu envolvimento com disciplina Educação, ambiente, culturas e diferenças na Pedagogia. Logo, para apreciação das informações, foi utilizado o referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Por conseguinte, foi concluído no processo de pesquisa que o movimento efetivado pelas instâncias administrativas e coordenadoras do Curso de Pedagogia contribuiu para a objetivação das DCNEA no Curso de Pedagogia da FURG e nos documentos que o representam, a partir do ano de 2015, tendo em vista sua ultima reformulação. Assim, contribuindo para a presença da Educação Ambiental na Pedagogia, como conteúdo de uma disciplina, mesmo que essa não tenha sido considerada a forma mais adequada de atender as necessidades da Educação Ambiental na formação de professores, foi considerada a forma possível nessa conjuntura histórica.

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Palavras-chave: Educação ambientalPedagogia