Tese - Andreisa Damo

Para além da comida-mercadoria : contradições da realidade e da consciência à luz da educação ambiental crítico-transformadora.

Autor: Andreisa Damo (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese denuncia as contradições próprias à lógica do modo de produção hegemônico que têm degradado a qualidade dos alimentos. A mercantilização onipresente, a alienação, a não sustentabilidade e a injustiça ambiental caracterizam as relações que o capital impõe à natureza e à sociedade. A mais marcante contradição de sua economia baseada na supremacia do lucro, na concentração de riqueza e poder e nas desigualdades distributivas é a distorção da ontologia doalimento, que deixa de ser elemento essencial à vida e à saúde para servir aos interesses privados, os quais lhes exploram o fetiche de mercadoria. Temos compreendido que as contradições da própria realidade produzem condições para a formação de contradições na consciência, afastando-a da compreensão crítica dos fenômenos e processos da natureza-sociedade. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve por objetivo compreender as contradições existentes na consciência, quereverberam na totalidade da produção, distribuição e consumo de alimentos. A produção do material empírico deu-se por meio da realização de grupos focais junto a escolares do município do Rio Grande, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul. O processo analítico teve por base a proposta dialético-hermenêutica de Minayo. Foram analisadas as representações sociais que estudantes de escolas do Rio Grande elaboraram sobre o fenômeno da alimentação e como elas seapresentam em suas práticas alimentares cotidianas. A investigação dessas representações revelou contradições próprias à consciência ingênua, que constituem barreiras à ruptura com a comida-mercadoria e à superação do modo hegemônico de produzir e consumir alimentos. Tais contradições expressam relações da realidade vigente responsáveis pela banalização do ato de alimentar-se. A mais evidente revela que a comida-mercadoria não é reconhecida como um problema pelos estudantes adolescentes e, assim, não é questionada. Além disso, certas noções do "saudável", elaboradas pelos escolares não correspondem aos hábitos alimentares que os mesmos reproduzem no cotidiano, o que expressa a naturalização da comida-mercadoria e evidencia a padronização dos gostos e a alienação das escolhas alimentares. Outro aspecto a salientar é que o gosto se revelou o elemento decisivo nas escolhas alimentares dos adolescentes, o que os torna suscetíveis à manipulação da indústria alimentícia. Os resultados da análise docampo empírico no diálogo com autores como Raj Patel, Barbara Kingsolver e Marcia Kedouk, entre outros, possibilitaram a construção de argumentos para defender a tese de que a necessária transformação dos hábitos alimentares para um padrão ético e estético coerente com a saúde e a qualidade da vida humana exige a contribuição de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Centrada na problematização das contradições da realidade e da consciência à luzda Educação Ambiental crítico-transformadora esta tese aprofundou o entendimento da alimentação como fenômeno material social numa aproximação à sua totalidade, ressaltando a importância da formação de hábitos alimentares conscientes, coerentes com a vida, a saúde e o ambiente, em consonância com a transformação necessária do modelo vigente de sociedade, para além da comida-mercadoria.

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Palavras-chave: Educação ambientalRepresentações sociaisAgroecologia