Dissertação - Andressa Queiroz Souza

Letramento ambiental no contexto formativo do projeto Cirandar: entre cartas, diários e relatos que registram a experiência docente

Autor: Andressa Queiroz Souza (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação descreve o processo de pesquisa desenvolvido no âmbito do projeto "Cirandar: rodas de investigação desde a escola" com o objetivo de compreender como se apresenta a Educação Ambiental nos processos de Alfabetização e Letramento presentes nos relatos de Professoras Alfabetizadoras participantes do projeto. Para tanto, elencamos três objetivos específicos de pesquisa: 1) Conhecer os processos históricos que constituem e diferenciam a Alfabetização e o Letramento; 2) Refletir sobre a constituição de um Letramento Ambiental a partir das imbricações entre Educação Ambiental e Paulo Freire; 3) Compreender as interconexões entre a Educação Ambiental e Alfabetização presentes nos relatos, diários de campo e entrevistas realizadas com as Professoras Alfabetizadoras. Após o processo de reflexão sobre as tessituras históricas de algumas marcas deixadas na Alfabetização e movimentos que motivaram a chegada da palavra Letramento no Brasil, tecemos algumas aproximações entre o pensamento de Freire e a Educação Ambiental. Na sequência, realizamos entrevistas com duas Professoras Alfabetizadoras que participaram do "Cirandar: rodas de investigação desde a escola" em mais de três edições. O corpus de análise foi composto pelas transcrições das entrevistas, pelos relatos de experiências e diários de campo utilizados como forma de registro da prática docente das colaboradoras da pesquisa, disponibilizados no endereço virtual do Projeto Cirandar. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. O processo analítico nos permitiu chegar a duas categorias: 1) Constituição do ser Alfabetizadora: pensar a prática, praticar a teoria; 2) Da Alfabetização ao Letramento Ambiental: o contexto como pressuposto da leitura de mundo. Emergiu do processo de análise a compreensão de que a concepção de Letramento Ambiental reivindica uma leitura que nos possibilita ir além da leitura da palavra, pois exige a leitura de mundo, proposta por Paulo Freire. Neste movimento o contexto em que estamos inseridos se apresenta como categoria fundante da práxis, uma vez que pretendemos refletir sobre as transformações necessárias, como o rompimento das relações de dominação presentes no mundo, proporcionando assim formas de conscientização na direção de uma vida justa e sustentável.

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Palavras-chave: Educação ambientalFormação de professoresAlfabetizaçãoLetramento