Tese - Alana das Neves Pedruzzi

Sobre presenças e ausências na educação ambiental crítica

Autor: Alana das Neves Pedruzzi (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese trata de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com o objetivo de problematizar a tradição de radicalidade proposta por Marx e incorporada pela Educação Ambiental Crítica. Foram elencados cinco objetivos específicos: I - Sustentar a dúvida como motor da crítica filosófica e apresentá-la enquanto categoria metodológica prioritária do estudo; II - Apresentar as principais ideias discutidas pelos autores da Educação Ambiental Crítica; III - Destacar os fundamentos marxianos e marxistas das perspectivas sustentadas pelos autores da Educação Ambiental Crítica; IV - Debater sobre a categoria de trabalho com vistas à compreensão da necessidade de um alargamento no horizonte temporal da Educação Ambiental Crítica; V - Evidenciar a necessidade de incorporação de um locus teórico oriundo da classe trabalhadora. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão: Como a Educação Ambiental Crítica pode incorporar a tradição de radicalidade proposta no constructo marxiano? Metodologicamente, foi organizada como um estudo de cunho bibliográfico, delimitado a partir de duas fases: I - fase diagnóstica, onde foi desenhado um panorama teórico dos pressupostos da tese; e II - fase afirmativa, onde foram reunidos os argumentos componentes da tese. No intuito de tecer os argumentos à sustentação da tese: Para que a Educação Ambiental Crítica reafirme a radicalidade marxiana é necessário alargar o horizonte temporal de sua crítica e situar sua produção teórica a partir do Nó que constitui a classe trabalhadora, dialogamos com autores como Marx, Lukács, Mészáros, Davis, Saffioti, Loureiro, Guimarães, Layrargues, Tozoni-Reis e outros. A realização desta pesquisa propiciou a compreensão de que é essencial a radicalização crítica da perspectiva de Educação Ambiental que, com o pensamento marxiano, afina-se. Esse movimento propicia a abrangência das dinâmicas do Sociometabolismo do Capital e do seu desenvolvimento fundado em pilares de expropriação/apropriação/dominação de grupos historicamente subalternizados, o que propicia a constituição de um locus teórico da Educação Ambiental Crítica oriundo do Nó que constitui a classe trabalhadora.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalCrítica filosóficaFilosofia política marxista