Tese - Antônio Carlos Porciúncula Soler

O agir do movimento ecológico como fonte de educação ambiental: a contribuição do Centro de Estudos Ambientais para a crítica e transformação

Autor: Antônio Carlos Porciúncula Soler (Currículo Lattes)

Resumo

A EA contemporânea se constitui em tendências em disputa, produzida ereproduzida a partir de concepções politica-ideológica, inseridas namaterialidade de um processo histórico, dinâmico, com permanentes conflitos,os quais podem ser superadas em prol da sociedade e da natureza, conformeo enfrentamento popular travado. A pesquisa pretendeu desvelar esseprocesso histórico, particularmente em relação às origens da EANFcontemporânea e sua relação com práxis do movimento ecológico,identificando e expondo o processo das primeiras lutas ecológicas do Centrode Estudos Ambientais (CEA) e sua contribuição para a construção de uma EACritica e Transformadora. A investigação partiu da hipótese que a lutaecológica do CEA foi fonte pioneira de EA e que sua pratica social épredominantemente voltada para mudança de modelo societário. O objetivo dapesquisa foi: analisar criticamente a contribuição do movimento ecológico, naprodução da EANF, além de aportar reflexões e problematizar o papellegitimador do antropocentrismo na produção e reprodução do capitalismo;provocar o debate sobre complementariedade possível entre visão não antropocêntrica de mundo e mudança societária, com a necessáriaaproximação dos movimentos ecológicos, sociais e sindicais; colaborar para oresgate de parte da história ambiental e apontar caminhos para fortalecer omovimento ecológico e a democracia ambiental, além de colaborar para oaporte de elementos teóricos e práticos para tal EA Critica. É uma pesquisaqualitativa, se valendo do método dialético crítico. Concluiu que, os temaspriorizados pelo CEA, impostos pela materialidade das relações sociais, comosuas bandeiras de lutas ecológicas, em que pese sua estrutura institucionalprecária, levaram a materialização de uma EA tendente a ser critica etransformadora no espaço não formal.

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Palavras-chave: Educação ambientalAntropocentrismoEcologia políticaPedagogia crítica