Tese - Cristiane Gularte Quintana

Educação ambiental na formação empreendedora sustentável : estudo de caso em uma instituição de ensino superior no Rio Grande do Sul

Autor: Cristiane Gularte Quintana (Currículo Lattes)

Resumo

Na contemporaneidade, torna-se necessário solidificar a sustentabilidade nas Instituições deEnsino Superior (IES), indo além das ações ecologicamente corretas, para assim, ser umauniversidade que desenvolva processos de formação com o objetivo de buscar o equilíbrioeconômico, social e ambiental. A Formação Empreendedora Sustentável (FES) nasuniversidades pode ser um meio para a implementação da sustentabilidade, em harmonia coma proposta da Educação Ambiental. Nesse sentido, a questão de pesquisa foi: a partir dosprincípios do campo da Educação Ambiental, quais as possibilidades e os limites para umaFormação Empreendedora Sustentável em uma Instituição de Ensino Superior no Rio Grandedo Sul? Por consequência, o objetivo geral desta pesquisa foi propor as possibilidades e oslimites para a construção de uma Formação Empreendedora Sustentável em uma Instituiçãode Ensino Superior, a partir dos Princípios do Campo da Educação Ambiental. Em relação àscaracterísticas metodológicas, o trabalho tem como estratégia de pesquisa, o estudo de umcaso em uma universidade pública, no qual a coleta de dados foi realizada por meio deentrevistas em profundidade, baseada em um roteiro pré-estabelecido, aplicada a umapopulação de treze (13) diretores de Unidades Acadêmicas, quatro (4) gestores estratégicos ecento e quinze (115) discentes. O problema foi abordado sob dois focos: o primeiro na fasequalitativa, em que se pretendeu verificar, por meio da técnica de análise de conteúdo, atravésde entrevistas, qual era a percepção dos gestores da universidade sobre a FormaçãoEmpreendedora Sustentável e a percepção dos discentes sobre o EmpreendedorismoSustentável na instituição. Na fase quantitativa, foi possível constatar, através da análisedescritiva dos dados (Escala Likert) e da análise fatorial exploratória, por meio do softwareIBM SPSS Statistics versão 23, quais as habilidades e as limitações dos discentes que darãosubsídio à viabilização da Formação Empreendedora Sustentável, utilizando um questionárioestruturado. Foram identificadas como resultado, as possibilidades: inserção de umempreendedorismo voltado à sustentabilidade nas diferentes Unidades Acadêmicas, incentivoà criação de um Centro de Empreendedorismo que pensa de modo transversal, criação oureestruturação de disciplina ou ações de extensão sobre ES, envolver o educador ambientalformado na instituição, oferecer cursos e incentivar as Incubadoras de Empresas Tecnológicase as Empresas Juniores a auxiliarem sobre o tema. Quanto aos limites: postura metodológicatradicional entre os docentes da universidade, dificuldade de diálogo entre as diferentesUnidades Acadêmicas da instituição, limitação do acesso da EA nos espaços não formais edesconhecimento sobre o termo ES. Dessa forma, conclui-se que gestores e discentesconvergem no sentido de ter uma visão semelhante sobre ES, e que ainda não existe umequilíbrio referente às dimensões do Tripé da Sustentabilidade. Indo além da tese, pode-seobservar quais os caminhos teóricos a serem percorridos para a viabilização de uma FES,assim como uma proposta de curso sobre ES, como parte de uma FES na universidade.Também, pode-se observar que o educador ambiental desta proposta refere-se à própriacomunidade acadêmica que busca nas suas ações diárias o respeito pelo meio ambiente, assim

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Palavras-chave: Educação ambientalEmpreendedorismoInstituições de ensino superiorSustentabilidade