Tese - Alexandre Cougo de Cougo

A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: Miradas e escutas desde a educação ambiental

Autor: Alexandre Cougo de Cougo (Currículo Lattes)

Resumo

A tese "A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental" parte da compreensão da importância dos movimentos de rodas de formação de professores na dialogicidade com a Educação Ambiental. A partir dessa processualidade o problema da pesquisa se centra na seguinte pergunta: Como é que isso se mostra: a formação de professores no marco do Projeto Cirandar? O objetivo desse estudo consiste em compreender a configuração da formação de professores no marco do Projeto Cirandar - rodas de investigação desde a escola em diálogo com o campo da Educação Ambiental. Enquanto escolhas e caminhos metodológicos, a investigação se revela enquanto uma pesquisa narrativa que também estabelece conversações com autores e estudos da fenomenologia, da hermenêutica, do universo autobiográfico, da Educação Ambiental e da formação de professores. O corpus deste estudo é composto por 28 relatos da docência produzidos na formação acadêmico-profissional do Projeto Cirandar no ano de 2015. O trabalho de estudo dos relatos partiu de uma leitura atenta dos mesmos guiada pela pergunta da pesquisa e, desde esta, o registro de diferentes marcações de compreensão extraídas diretamente dos textos em análise. A partir da continuação da leitura dos relatos e das marcações de compreensão se chegou a 125 nuances de formação, indicativas do exercício compreensivo. O processo de aproximação interpretativa destas nuances possibilitou a constituição de cinco nós integradores que respondem a provocação da questão investigativa: 1. Comunidades de formação de professores; 2. Lugares da/em formação de professores; 3. Tempos de vida em/na formação de professores; 4. Escritas em formação de professores; e 5. Autorias e criações na/da formação de professores. Por fim, foram produzidas sete cartas de formação enquanto exercícios de um dizer interpretativo. Da mesma forma, a tese desta pesquisa mostra que a formação de professores desde o Projeto Cirandar e em diálogo com o campo da Educação Ambiental se compreende na dialogicidade de grupos, lugares, tempos, escritas e invenções da docência.

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Palavras-chave: Formação de professoresPesquisa narrativaProjeto cirandarEducação ambientalDocência