Tese - Maicon Dourado Bravo

Raízes na praia: Subsídios da experiência tradicional para a educação ambiental

Autor: Maicon Dourado Bravo (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e compreender o processo de transmissão da experiência de comunidades tradicionais de pescadores artesanais do estuário da Lagoa dos Patos, buscando elementos capazes de oferecer à Educação Ambiental condições de integrá-la à sua práxis política e pedagógica, com vistas à sua qualificação crítica, transformadora e emancipatória. Para tanto, o recurso à História Oral e o trabalho com a memória destes sujeitos se apresenta como recurso metodológico por excelência para estudar as histórias de vida de pescadores e pescadoras. A hipótese com a qual se foi a campo buscar contato com os pescadores artesanais era de que a presença do estaleiro São José do Norte da empresa EBR interferia sobremaneira na reprodução da experiência dos pescadores artesanais do estuário da Lagoa dos Patos. Compreende-se que em uma conjuntura de crise estrutural do capitalismo, na qual se esgotam as duas maiores riquezas da humanidade, a dizer a natureza e o trabalho, a tradição dos oprimidos oferece subsídios para a superação do capitalismo, e a experiência na acepção de Walter Benjamin (Erfahrung) se constitui em um conceito central para a fundamentação de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória. A construção de práticas políticas e pedagógicas que tenham como virtude a ação e a reflexão sobre contextos concretos torna-se prerrogativa fundamental da Educação Ambiental em proximidade com a experiência tradicional, e desta relação se constrói, por um lado, um saber ambiental integrado e integrador e, por outro lado, uma postura política atuante, elemento fundamental para o educador ambiental vinculado aos preceitos da crítica, da transformação e da emancipação.

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Palavras-chave: TradiçãoExperiênciaProgressoTrabalhoCrisesNaturezaEducação ambiental