Dissertação - Janaina Senna Martins

A educomunicação socioambiental no contexto das políticas públicas de educação ambiental no Brasil.

Autor: Janaina Senna Martins (Currículo Lattes)

Resumo

Trata-se de uma investigação que estudou o processo de constituição do conceito de educomunicação socioambiental, bem como sua utilização e uso, buscando, de forma particular, analisar a sua incorporação como estratégia das políticas públicas de educação ambiental. O problema central que orienta esta proposta de pesquisa pode ser enunciado na seguinte indagação: - considerando que o conceito de educomunicação socioambiental, a partir da sua constituição, expressa a possibilidade de ocupação de espaços comunicativos com vista a potencializar a voz de atores sociais envolvidos em processos educativos por intermédio do uso de diferentes tipos de mídia, como vem se dando, no contexto das políticas públicas em educação ambiental, a sua apropriação? Buscou, de forma particular, compreender a forma de apropriação da prática da educomunicação socioambiental no contexto das ações de políticas públicas de educação ambiental; analisar de que forma o exercício e a prática da educomunicação é proposta no âmbito dos "Coletivos Educadores" e da "Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente"; verificar quais são os meios de comunicação e as tecnologias utilizadas pelos atores envolvidos nos dois cases de processos educomunicativos; e avaliar os possíveis impactos/alcances gerados pelos processos de educomunicação socioambiental. A perspectiva conceitual que oferece aporte a investigação passa pela reflexão e discussão dos conceitos de educomunicação, educomunicação socioambiental, articulados aos de empoderamento e emancipação, apresentados na interface com o tema da educação ambiental e das políticas públicas. Em termos metodológicos, a pesquisa alinha-se a tradição qualitativa, tendo trabalhado com documentos técnicos gerados pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Foi utilizado o método historiográfico na análise dos dados. Como considerações finais, apontamos que educomunicação socioambiental é um conceito forjado recentemente e queserve de fundamentação a uma determinada prática relacionada aos processos formativos em educação ambiental, sendo usado como estratégia recorrente no âmbito das políticas públicas, mas ainda não apropriado pelos diferentes segmentos sociais envolvidos no processo de construção da sustentabilidade.

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Palavras-chave: EducomunicaçãoPolíticas públicasEducação ambiental