Tese - Zelia de Fatima Seibt do Couto

Metadesign educacional: a autonomia compartilhada como cultura emergente da convivência digital

Autor: Zelia de Fatima Seibt do Couto (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese intitulada Metadesign Educacional: a autonomia compartilhada como cultura emergente da convivência digital situa-se na integração da Educação Ambiental (EA) como domínio de compreensão cognitiva e da Educação a Distância (EaD) como domínio operacional, na investigação do fenômeno "Rede de Convivência Digital: ressignificando as formas de ensinar e aprender". A partir da pergunta "como faço o que faço?" e da necessidade de sua explicação apresenta-se reflexões recursivas sobre as circunstâncias e coerências que constituem a experiência vivida no fenômeno investigado. Busca-se compreender como ocorre o acoplamento estrutural às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na convivência, através do operar das ferramentas do Metadesign: abstração, diagramas, procedimentos e emergências, para as quais o discurso do sujeito coletivo, a mineração de textos e o mapa mental foram utilizados como técnicas. Nesse operar identifica-se como emergência dessa rede o Núcleo [in]Comum, o Repositório, a Gestão de Projetos e o Estudante, com foco na compreensão de como cada uma emergiu e como foi compreendida no dar-se-conta dos participantes. Apresenta-se o Metadesign de forma a ampliar os tradicionais métodos de projeto para um espaço criativo potencializado pela arte, cultura e tecnologia em ambientes de co-criação e compartilhamento de saberes. Numa articulação teórica, prática e experiencial, visualizou-se e explicou-se o metadesign autônomo compartilhado, transversalizado pela Educação Ambiental sob seis aspectos. O Empoderamento tecnológico e comunicacional nas condições de opinar e entender as características do projeto educativo básico; na melhoria da informação na tomada de decisão profissional em atividades de planejamento, administração e gestão; na participação consciente no processo político e administrativo na aplicação dos recursos; no exercício da cidadania e no entendimento das consequências ambientais. A Integração dos campos arte e ciência no ensino integrado; na oportunidade de pesquisa multidisciplinar; na experimentação de novas metodologias e ferramentas; na produção de materiais em paralelo com a pesquisa e formação. A Cultura Digital na criação e autoria em convivência digital, na cooperação, reflexão, circularidade, compartilhamento; no uso das TIC para a otimização da gestão universitária e na inclusão digital. A Autonomia compartilhada na co-produção de conteúdo, módulos multimídia com sentido estético e comunicação visual; na gestão de projetos em atuação voluntária e por afinidade; na gestão de criação e no compartilhamento e informatização de material pedagógico em diferentes formatos. O dar-se conta com as TDIC e Design em cooperação e reflexão na co-produção de conteúdo e na cultura acadêmica voltada à aprendizagem online. O Trabalho colaborativo em rede nos processos de formação, com metodologias de aprendizagem colaborativa na interação e compartilhamento; na criação de estruturas digitais em práticas pedagógicas autônomas; na formação docente contínua como estímulo constante do aprender em e na rede. A pesquisa possibilitou ainda, pensar o Metadesign Educacional Autônomo Compartilhado como um meio para promover mudanças no modo de pensar, no sentido de colocar em ação a busca pela superação da abordagem instrumental da produção de conhecimento e da sociedade, na criação de ambientes de aprendizagem que possam evoluir em configurações relacionais, em sistemas baseados em processos abertos, coletivos e co-criativos.

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Palavras-chave: EducaçãoEcologiaMetadesign educacionalEducação ambientalTecnologia digital