Dissertação - Joselline Elena Ráudez Guzman

Educação ambiental na gestão ambiental pública da Nicarágua: análises a partir de inspetores e educadores ambientais

Autor: Joselline Elena Ráudez Guzman (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa é o resultado do trabalho final do mestrado cursado no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande, na linha de Educação Ambiental não-formal. A investigação teve por objetivo analisar a prática de Educação Ambiental dos inspetores e educadores ambientais na gestão ambiental da Nicarágua, dentro dos referenciais que trabalham na perspectiva de Educação Ambiental Crítica. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos sob uma abordagem qualitativa, utilizando como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas. A metodologia de análise dos dados seguiu os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise evidenciou uma prática educativa predominantemente conservacionista e pragmática. Foram identificados elementos importantes, dentro da perspectiva crítica, na política de Educação Ambiental. No entanto, esses elementos não se observam de forma marcante nos planos diretores e nas ações educativas dos inspetores e educadores. A Educação Ambiental não é vista como uma área complementar da gestão ambiental, e sim como um instrumento dentro dos processos de formação nas suas áreas de ação.

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Palavras-chave: Educação ambientalGestão ambientalEducador ambientalInspetor ambientalNicarágua