Dissertação - Róger Walteman Gomes

A geopolítica portuária do século XXI no município do Rio Grande / RS : uma proposta de Educação Ambiental crítica / emancipatória

Autor: Róger Walteman Gomes (Currículo Lattes)

Resumo

A geopolítica portuária do século XXI no Município do Rio Grande/RS é uma proposta de Educação Ambiental Crítica/Emancipatória que tem como tema central de pesquisa a inserção do Município do Rio Grande/RS na geopolítica nacional, a partir da expansão do novo polo naval que se instalou na cidade neste início de século, privilegiando também a análise dos reflexos desse crescimento quanto ao aspecto socioambiental. A presente pesquisa possui como objetivo geral analisar a Geopolítica portuária do município do Rio Grande/RS sob a perspectiva crítica/emancipatória, buscando a partir da Educação Ambiental Crítica/Emancipatória uma reflexão crítica do atual processo de desenvolvimento econômico instalado no município e região. Além disso, o presente trabalho irá abordar os seguintes objetivos específicos: conceituar o que vem a ser geopolítica portuária no sentido geral e conceituar o que é geopolítica para o município do Rio Grande/RS; conceituar e buscar qual a perspectiva crítica/emancipatória da EA voltada para a geopolítica portuária no município; conceituar e indicar quais são os impactos socioambientais negativos ocorridos no município em decorrência do desenvolvimento econômico; relacionar a geopolítica portuária do município e os indicadores da perspectiva da EA crítica/emancipatória a fim de minimizar os impactos socioambientais. Para tal estudo fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se o método dialético. O método de abordagem escolhido é o dialético (uma nova síntese de pensamento), por compreender-se ser mais coerente com a proposta dialógica escolhida como ponto de partida para o estabelecimento do processo de reflexão-ação-refllexão. Os resultados obtidos a partir da interpretação de dados estatísticos da movimentação portuária, a expansão do polo naval, a inserção na geopolítica nacional, tudo isso, correlacionado a escritos de autores consagrados em relação ao assunto abordado, faz emergir novos ?olhares? acerca das percepções de mundo, busca pela emancipação dos sujeitos, além da negação do desenvolvimento puramente economicista. Portanto, do ponto de vista da Educação Ambiental (EA), o desenvolvimento economicista deverá propor alternativas, buscando o desenvolvimento social, preservação do meio natural, na qual possa emergir uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, propõe-se uma geopolítica que vá além de sua militarização, propõe-se aquela geopolítica que busca a criticidade que a mesma necessita em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, os aspectos da EA sugerem ferramentas auxiliares e/ou alternativas, propondo a emancipação dos sujeitos, superando a utopia do desenvolvimento sustentável.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalGeopolíticaGlobalizaçãoNeoliberalismoEmancipação