Dissertação - Clencio Braz da Silva Filho

Educação ambiental transformadora e bacharelismo : uma leitura a partir de Pierre Bordieu

Autor: Clencio Braz da Silva Filho (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação trata do ensino jurídico dos bacharéis em direito a partir da teoria da reprodução de Pierre Bourdieu e da teoria da Educação Ambiental Transformadora. Primeiramente é debatida a importância da educação no panorama contemporâneo de desenvolvimento econômico, contextualizando, justificando e delimitando o problema do sistema de ensino e dos bacharéis em direito frente a este. O objetivo geral é investigar a representação do discente em direito acerca do sistema de ensino na sociedade capitalista contemporânea através da teoria da reprodução de Pierre Bourdieu e dos valores da educação ambiental transformadora. Após são narradas as experiências e trajetórias do autor, denotando o seu envolvimento com as questões da educação e do meio ambiente, bem como do próprio objeto de pesquisa, que compõe desta maneira o método da observação participante. É detalhada a teoria da reprodução de Pierre Bourdieu, especialmente, em relação aos conceitos de ação pedagógica, violência simbólica, sistema de ensino, trabalho pedagógico, trabalho escolar, autoridade pedagógica, comunicação pedagógica, relação pedagógica, exclusão. Depois de descritos e analisados seus principais conceitos e visões acerca do ensino; é analisada a relação de complementaridade e contradição perante a Educação Ambiental Transformadora inserida no modo de produção capitalista. É descrito o funcionamento do campo jurídico, apresentando o método sociológico de Pierre Bourdieu para compreender o ensino e o trabalho jurídico. Consequentemente analisa o lugar do bacharel no sistema de ensino e no campo jurídico. Analisa os dados coletados junto a uma turma de segunda série do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Produz uma crítica a tal ensino e descreve as potencialidades transformadoras do mesmo em torno do conceito de justiça. Apresenta o conceito de justiça ambiental sob os princípios da educação ambiental transformadora e da teoria dos híbridos de François Ost e Bruno Latour. Por fim, serão deduzidas as considerações finais acerca dos resultados obtidos neste estudo. Conclui-se que por meio conceito de justiça ambiental sob os princípios da educação ambiental transformadora e da teoria dos híbridos de François Ost e Bruno Latour ofereça-se ao campo jurídico um horizonte. Neste sentindo, um espaço intermediário entre o homem e a natureza, onde o valor do justo possa ser reapresentado. Justiça que consiga conectar os resultados do trabalho jurídico a realidade socioambiental, de modo que perceba que não se faz justiça distante dos conflitos instalados pelo capitalismo. De forma, que o habitus jurídico transformador se constitui a partir de uma visão maior do que é a vida, que não é uma vida externa depositada na natureza, se não uma vida que é a relação de si, do outro e do meio.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalCiências jurídicasJustiça ambientalBourdie, Pierre Félix, 1930-2002Bacharelismo