Dissertação - Wagner Terra Silveira

O fundamento estético na educação ambiental transformadora

Autor: Wagner Terra Silveira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa constitui-se como um esforço teórico-criativo que investiga os laços entre a esfera do estético e os fundamentos da Educação Ambiental pautada por uma perspectiva crítica e transformadora da organização da sociedade e do próprio ser humano. Neste processo investigativo foram evidenciados impactos severos de nossa atual organização societária sobre o que há de mais individual: a sensibilidade humana, de cada um de nós. Assim, buscamos esclarecer os motivos que nos levam a defender um viés crítico e um sentido militante em nossas teorias e práticas educativas, estando pautados por um objetivo amplo de transformação social. Nosso esforço de pesquisa foi desenvolvido sobre o pressuposto de que existe um nível significativo de convergências entre estas duas áreas específicas da educação: a ambiental e a estética. Nessa investigação, tivemos como foco principal os escritos de autores que assumem a transformação positiva da sociedade como uma pré-condição necessária para que seja possível desencadear processos de desenvolvimento amplo da esfera do estético nos sujeitos humanos, assumindo assim um caráter potencialmente transformador em suas obras. Com base neste recorte, foram incluídos neste trabalho escritos de Adolfo Sánchez Vázquez, István Mészáros, Graciela Montero e Pablo René Estévez. Primeiramente trouxemos as nossas considerações sobre aspectos básicos para a compreensão deste trabalho. Num segundo momento, procuramos aprofundar nosso entendimento sobre a condição estética do ser humano, historicamente desenvolvida. A terceira etapa do trabalho coloca a crise ambiental sob uma perspectiva estética, para então fundamentarmos uma perspectiva estética em seu enfrentamento a partir do campo da Educação Ambiental. Nesse sentido, procuramos realizar uma abordagem pautada no caráter inerentemente antiestético do capitalismo, especialmente em sua configuração hegemônica global. Para isso, avançaremos na leitura acerca da degradação da natureza humana e não humana, abrangendo considerações relativas aos processos de alienação no capitalismo e de destruição do patrimônio estético-natural e seus impactos sobre a condição estética do ser humano. Na quarta e última parte desta dissertação antes de nossas considerações finais, buscamos nos debruçar novamente, num movimento reflexivo, sobre as bases que fundamentam a Educação Ambiental que defendemos.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Crise socioambientalOrganização societáriaCondição humanaEducação ambiental