Dissertação - Tiago Fonseca dos Santos

O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas : a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental

Autor: Tiago Fonseca dos Santos (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar nas práticas do Programa de Educação Patrimonial (PEP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na linguagem da Educação Patrimonial (EP) a emergência das reflexões acerca da categoria meio ambiente, central à proposta da Educação Ambiental (EA). Tal objetivo pautou-se na indagação de como uma atividade pedagógica estruturada a partir da noção de patrimônio conta com uma dimensão reflexiva a cerca do meio ambiente e, ao mesmo tempo, como estas atividades imprimiram representações sobre o meio natural aos seus integrantes. Justifica-se pelo fato de trazer um aporte metodológico à dimensão histórica das atividades da educação ambiental, uma vez a educação patrimonial contar com metodologia(s) sistemática(s) à abordagem do conhecimento histórico e das diferentes expressões culturais. Para tanto, percorre a trajetória bibliográfica a respeito da noção de patrimônio e da educação patrimonial e, ainda, a coleta de dados fruto da observação participante junto de suas atividades. A metodologia adotada associa elementos da educação patrimonial à Análise Textual Discursiva – ATD. Portanto, como resultado, indica-se que a interação das duas linguagens didático-pedagógicas, mantidas as suas especificidades e objetivos, permite um amplo espectro de ação educativa para as reflexões acerca do meio ambiente e do patrimônio, expressos na cultura das comunidades.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Meio ambienteEducação ambientalPatrimônio cultural