Dissertação - Daniela da Silva Pieper

Representações às margens do São Gonçalo: o pertencimento e sustentabilidade na perspectiva da Educação Ambiental da UFPel - estudo de um processo de formação/capacitação dos servidores

Autor: Daniela da Silva Pieper (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo acerca das representações socioambientais do servidor técnico administrativo (STA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De natureza qualitativa, baseou-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), como referencial teórico, e no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), como metodologia para análise dos dados. Teve como objetivos desvelar e compreender a visão, os sentidos, valores e conceitos que embasam os modos de saber/fazer nas relações entre servidor/meio ambiente de trabalho, quanto às questões ambientais que se estabelecem durante suas práticas laborais. O contexto em que se desenvolveu esta abordagem investigativa compreende um espaço/tempo no qual se vivenciam, no âmbito da administração pública, ações na área de gestão de pessoas visando à sensibilização dos gestores públicos para questões ambientais, bem como ao incentivo à qualificação e capacitação do quadro administrativo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse sentido, a partir de 2005, a implantação da Gestão Ambiental na UFPel, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) vem construindo e implementando ações e metas com o enfoque sustentável nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços. Como instrumentos, para coleta de dados, foram utilizadas seis (6) questões submetidas aos sujeitos nas aulas presenciais durante curso de capacitação em Educação Ambiental, realizado de agosto a novembro de 2010. As questões centrais que permearam o universo investigativo deste estudo transitam pelas noções de pertencimento à Instituição e de sustentabilidade do servidor público em suas práticas diárias. O conhecimento das representações que influenciam as atividades-fim da UFPel permite estabelecer parâmetros e articulações entre aquelas e as práticas cotidianas. Desse modo, oportuniza estratégias e ações mais efetivas dentro do processo permanente de Gestão Ambiental em andamento na Instituição. Como resultado, concluímos, ao longo desse estudo, que as representações de sustentabilidade do coletivo analisado estão permeadas do sentido de pertencimento ao meio ambiente institucional onde convivem e desenvolvem relações socioambientais no desempenho de suas funções. Da mesma forma, está presente a vontade de aprimorar conhecimentos para saber como agir corretamente, ao mesmo tempo que demonstram frustração pela falta de infraestrutura adequada ou a parceria de seus pares e/ou superiores para o desenvolvimento das ações sustentáveis. Desse modo, entende-se como fundamental para a consolidação de uma comunidade universitária cidadã, consciente e comprometida socioambientalmente na construção da sustentabilidade como um todo, uma dimensão educativa que possibilite o fortalecimento dos laços de interação entre os segmentos que compõem o meio ambiente universitário, começando pelo reconhecimento do potencial dos servidores TA em educação das IFES.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Meio ambienteEducação ambientalFuncionários públicosSustentabilidadePertencimentoRepresentações socioambientais