Dissertação - Mario Fernando Carvalho Ribeiro

A contribuição da Educação Ambiental para significar a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade do Rio Grande

Autor: Mario Fernando Carvalho Ribeiro (Currículo Lattes)

Resumo

A contribuição da Educação Ambiental para significar a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade do Rio Grande busca averiguar acerca da formação de uma consciência ambiental crítica e emancipatória capaz de superar o vigente paradigma cultural reificante, moralista e “higienista” do “trabalho que educa”. Para tal, utiliza-se como objeto de estudo a análise de entrevistas com atores sociais que atuaram e ainda atuam no combate a essa prática. A pesquisa inicialmente é bibliográfica, identificando o estado da arte sobre o tema do trabalho infantil. Em um primeiro momento se faz a análise de todo o contexto histórico do tema pesquisado. Em sequência faz-se uma análise da legislação, das políticas públicas e das ações afirmativas que visam a combater e erradicar a exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes. Nessa linha de desdobramento, logo a seguir adentra-se na seara da Educação Ambiental como processo de conscientização, emancipação e transformação do condicionante cultural do trabalho como mecanismo educativo. Por fim, efetua-se a análise das falas colhidas, por meio da metodologia da análise textual discursiva. Os resultados obtidos chancelam e confortam a ideia de que a Educação Ambiental é um processo capaz de superar a premissa cultural vigente no ideário da sociedade de que o trabalho de crianças e de adolescentes, fora das hipóteses legais previstas, serviria como mecanismo educativo.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalMeio ambienteTrabalho de menorExploraçãoCriançasSuperaçãoAdolescentes