Dissertação - Vânia Roseane Pascoal Maia

Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG : análises de dissertações do período de 1997-2012.

Autor: Vânia Roseane Pascoal Maia (Currículo Lattes)

Resumo

O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação AmbientalPPGEA/FURG (2007-2012). O intuito foi compreender como os conceitos e concepções de tal estudo, frequentemente encontrados na produção acadêmica sobre a infância, têm sustentado interesses, definições e ações sobre Criança e Infância, a partir das dissertações desenvolvidas por estudantes do PPGEA. Assim, como metodologia de pesquisa, utilizou-se o Método Histórico e Dialético, tendo como referenciais teóricos, autores da Pedagogia Histórico- crítica, da Teoria Histórico-cultural, além de autores da Educação Ambiental Crítica. Dessa forma, um dos dados apontados pelo trabalho é o de que as pesquisas desenvolvidas no programa carregam influências diretas das teorias construtivistas e dos estudos pós-modernos, cujas estão presentes na concepção de criança e infância, nos conceitos usados durante as pesquisas, nas definições de como deveriam ser os espaços de educação infantil, na defesa encontrada sobre a postura do adulto nos processos relacionais, no que as pesquisadoras compreendem como papel da educação e do professor. Pode-se dizer que as pesquisas que se utilizam dos conceitos dos estudos da infância, levam em consideração o contexto em que as crianças estão inseridas, preocupando-se em descrevê-lo, apontar, algumas vezes, as necessidades e as demandas do referido lugar, mas ao mesmo tempo, a ênfase maior é colocada nas relações que acontecem nestes ambientes, principalmente nas ressignificações que as crianças conseguem fazer a partir do que seria para os estudiosos, a ?cultura adulta?. Diante disto, defendi a necessidade de um trabalho articulado com as concepções da pedagogia histórico-crítica, que entenda a importância de uma escola preocupada em instrumentalizar e oportunizar as crianças, filhas de trabalhadores, o acesso ao conhecimento socialmente elaborado, para além de práticas alienantes e fetichizadas. Palavras- chave: Infância, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural, Estudos da infância, Educação Ambiental.

TEXTO COMPLETO

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