Dissertação - Raquel Avila Amaral

A educação ambiental no curso de licenciatura em Educação do Campo : uma análise à luz da educação ambiental ecomunitarista e do ecomunitarismo (o caso da turma 1 - UAB/UFPel, Pelotas/RS).

Autor: Raquel Avila Amaral (Currículo Lattes)

Resumo

O trabalho teve como análise o eixo de Estudos Colaborativos (ECO) - Educação Ambiental na turma 1 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Pelotas, na perspectiva da Educação Ambiental Ecomunitarista e do Ecomunitarismo. O objetivo é analisar as convergências e as divergências da Educação Ambiental do curso com a Educação Ambiental Ecomunitarista/Ecomunitarismo. A abordagem da Educação Ambiental Ecomunitarista engloba a crítica da presente crise socioambiental e a busca de uma ação transformadora rumo a uma sociedade pós-capitalista. O Ecomunitarismo, para isso, apresenta propostas para relações comunitárias que respeitem a natureza. O corpus do trabalho constituiu-se com a Turma 1, que teve início no segundo semestre de 2009. É formado por 8 municípios/polos: Itaqui, Jacuizinho, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso de natureza qualitativa. Foi analisado o Projeto Pedagógico (2008) do curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com 7 acadêmicos (1 acadêmico de cada polo a seguir: Itaqui, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul) com 1 tutora presencial, 1 tutora a distância, 1 professora pesquisadora, a coordenadora do curso e o primeiro coordenador. As entrevistas com os acadêmicos e tutora presencial foram realizadas via Skype e/ou Gtalk (conforme escolha do participante) e as entrevistas com a tutora a distância, professora pesquisadora, coordenadora e o primeiro coordenador do curso foram realizadas de forma presencial com gravador de voz e, posteriormente, transcritas. O estudo tem como fundamentação teórica a ética argumentativa do Ecomunitarismo. Com base nessa teoria foram elaborados os critérios de análise dos dados: 1) Economia ecológica e solidária; 2) Política de todos; 3) Comunicação livre e simétrica e 4) Educação Ambiental Ecomunitarista. Os dados revelam que o curso apresenta muitos aspectos convergentes com a Educação Ambiental Ecomunitarista, mas não trabalha na proposta de superação do modelo de sociedade capitalista e, por isso, não promove o desenvolvimento de relações ecomunitárias e a preservação e regeneração da natureza, que só seria possível com uma economia ecomunitarista. A análise verificou a carência de uma abordagem metodológica para trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Infantil e também a deficiência de temas na área de ecologia e biomas. O curso tem um grande potencial no que se refere às propostas ecomunitaristas, por envolver populações das áreas rurais, rururbanas e de periferia oportunizando a realização de cursos a distância para formação de professores para as escolas dessas regiões. Isto contribui para fortalecer a cultura, desenvolvendo os potenciais da região, assegurando a possibilidade das pessoas optarem por estudar e trabalhar no campo, sendo sujeitos transformadores do lugar onde vivem. Outro aspecto importante no curso, especialmente no eixo de Educação Ambiental é a relação da teoria/prática e a realização de projetos de extensão com a integração escola/comunidade. O curso possui muitos aspectos que precisam ser complementados para atingir a transformação social necessária de acordo com as propostas analisadas sob a perspectiva do Ecomunitarismo.

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Palavras-chave: Educação ambientalEcomunitarismoEducação do campoEducação a distância