Dissertação - Luana Osorio Frantz

Educação e consumo siustentável: estudo de caso sobre o comportamento de estudantes que participam de um projeto pedagógico baseado na ação educativo-ambiental

Autor: Luana Osorio Frantz (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho consiste na dissertação de mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Esta dissertação investigou os hábitos de consumo de uma turma de estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma Escola Privada de Ensino Fundamental de Porto Alegre. Essa escola possui como característica a preocupação com questões ambientais em sua proposta pedagógica, e por isso foi definida como de interesse para realização desta pesquisa. Essa investigação, de base qualitativa, foi feita através da utilização de instrumentos como: análise documental, observação não participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Este último instrumento foi aplicado aos paise responsáveis dos alunos participantes da pesquisa, com o objetivo de fortalecer a compreensão do contexto do qual emergem os seus resultados. A leitura e a interpretação do material gerado pelo grupo focal foram feitas utilizando a ferramenta de Análise de Conteúdo, que se caracteriza por ser uma análise textual que possibilita produzir novas compreensões a partir dos dados coletados. A pesquisa evidenciou que no processo de formação da criança como um indivíduo que consome, a escola e a família exercem forte influência na caracterização desse consumo, e que este ato, quando bem orientado, tende a ser de um consumo responsável. Porém, a criança também se encontra exposta a diversos apelos consumistas, principalmente na forma de publicidades e programas infantis,ficando assim mais difícil o incentivo ao consumo sustentável na infância. Esse trabalho alerta que uma revisão na regulamentação da publicidade dirigida ao publico infantil é necessária, na busca de um consumo social e ecologicamente responsável.

TEXTO TOTAL

Palavras-chave: SustentabilidadeConsumidorConsumoEducação