Dissertação - Tania Tuchtenhagen Clarindo

Tecendo saberes em Alfabeturas : a Educação Ambiental no tear das rodas de formação continuada de professoras

Autor: Tania Tuchtenhagen Clarindo (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Os estudos acerca da Educação Ambiental problematizam o atual sistema societário capitalista e as relações sociais que se configuram na sociedade. Ou seja, preocupam-se em contextualizar as relações dentro desse modelo societário, compreendendo que o homem é um ser que se relaciona com o mundo e que as relações com o meio natural, social e cultural estão interligadas na trama da vida. A pesquisa apropria-se dessas referências para compreender a constituição de um grupo de professoras alfabetizadoras em formação continuada. Assim, respalda-se em autores como Warschauer (2001), Brandão (2005), Bauman (2007), Tardif (2010), Loureiro (2004) e Marques (2008) para a problematização da questão de pesquisa, definida pelo questionamento: Como as rodas de formação continuada do grupo Alfabeturas contribuem para a reflexão/ação, bem como para a constituição das professoras alfabetizadoras? A pesquisa intitula-se TECENDO SABERES EM ALFABETURAS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TEAR DAS RODAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS. Os sujeitos da pesquisa são dez professoras, sendo sete professoras de turmas de 2ºs e três professoras de 3°s anos do Ensino Fundamental de Nove Anos, as quais pertencem ao grupo de formação continuada de professoras, chamado Alfabeturas, cujas reuniões acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande-CAIC/ FURG. A coleta de dados foi realizada por meio de inserção no grupo investigado, escrita no diário de campo da pesquisadora, no diário coletivo do grupo Alfabeturas e narrativas escritas a partir de situações vivenciadas em sala de aula e fotografadas pelas docentes. Para analisar os dados coletados, recorreu-se à Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A metodologia, bem como os procedimentos de análise, insere-se numa perspectiva qualitativa das informações discursivas, sendo constituída por diversas etapas num movimento recursivo de compreensão do fenômeno investigado. A partir dos dados analisados emergiram três categorias: A primeira, intitulada “Formação Continuada: de candangas a fazedoras”, trata de sentimentos das professoras em relação à desvalorização social de seu trabalho; ainda, são expressos na categoria os processos de apropriação das professoras de seus saberes enquanto fazedoras de sua prática docente. A segunda categoria, chamada “Entrelaçando os fios da escrita e da autoria no tear da docência”, trata da importância da escrita no processo de constituição das professoras, o que lhes possibilita reafirmarem suas posições como construtoras de teorias; argumenta-se que a construção de registros escritos faz-se importante no trabalho junto às professoras, pois contribui para a apropriação, problematização e construção coletiva de práticas pedagógicas. Na terceira categoria, intitulada “Entrelaçando os fios do tempo na contemporaneidade”, problematiza-se a questão dos tempos vividos na escola, apontados pelas professoras como aligeirados; traz o registro fotográfico como possibilidade metodológica de “desaceleração” do tempo a serviço da prática de pensar e refletir sobre o cotidiano da sala de aula e, em especial, sobre os modos como cada professora apresenta seus modos de ser docente. Na tecedura composta pelos diálogos com as professoras alfabeturandas, foi possível compreender o lugar central ocupado pela formação de professores em Roda, em que a linguagem escrita salienta-se como ato de pensar sobre o cotidiano da prática docente e, de modo especial, a ação dialógica apura a escuta para o modo como cada professora constitui-se alfabetizadora.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalCiências humanasFormação de professoresFormação permanenteMeio ambienteRodas de formaçãoAlfabetizaçãoGrupo Alfabeturas