Dissertação - Daniele Rosa Medeiros

Projeto Cuidando da Escola: relações entre corporeidade e Educação Ambiental na visão de uma educadora

Autor: Daniele Rosa Medeiros (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento do sub-projeto Cuidando da Escola, que segue as orientações teóricas e metodológicas do Projeto Queroquero: Educação Ambiental em Rio Grande, na Escola de Ensino Fundamental Assis Brasil, na cidade de Rio Grande no RS. Tem como foco de análise a Corporeidade compreendida como mediadora das relações entre os seres humanos e o ambiente. Dessa forma, o principal objetivo é analisar as questões relacionadas entre Educação Ambiental e corporeidade presentes na narrativa de uma professora que implementou e coordena o sub-projeto Cuidando da Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Assim, este se constitui num Estudo de caso, cujo trabalho de campo foi realizado por meio de entrevista-narrativa. O referencial teórico pautou-se pelos estudos sobre a educação do corpo na escola, por meio de um diálogo entre os autores que tratam desta temática: como ele é visto pensado e tratado e pelos estudos dos processos da Educação Ambiental nos espaços educativos. Sobretudo, assentamos a discussão sobre instituições escolares e alternativas de trabalho da Educação Ambiental, através de práticas de projetos. A análise da narrativa da educadora evidenciou como resultado final a necessidade da escola lançar outros olhares sobre os corpos de seus alunos, possibilitando espaços para seu pleno desenvolvimento. Outro aspecto evidenciado foi a tomada de consciência da professora sobre as relações entre a corporeidade e Educação Ambiental, na sua própria prática. Finalmente, se pode dizer que este estudo mostra que a escola pode tratar o corpo nas suas relações com o ambiente, não apenas sob o viés do controle e da repressão, mas sim como uma unidade para o desenvolvimento de sujeitos autônomos, criativos e independentes, capazes de produzir seu próprio saber, a partir das experiências adquiridas ao longo de sua vida.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: CorporeidadeEscolasEducação ambientalCiências humanasMeio ambiente