Dissertação - Valdir Jose Andrade Lacerda Jr.

Educação Ambiental: concepções e formação continuada docente no CEFET-RS.

Autor: Valdir Jose Andrade Lacerda Jr. (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo objetivou identificar conceitos e concepções dos docentes dos cursos superiores de tecnologia na área ambiental do CEFET-RS sobre educação ambiental e meio ambiente, ciência e tecnologia, saberes e afetos e também, relacionar essas concepções ao seu processo de formação continuada, na abordagem curricular desses cursos. Este estudo manteve coerência com a linha de pesquisa em Educação Ambiental Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Analisou-se, através de questionários (fechado e aberto) e de entrevista semi-estruturada a possibilidade de conexão entre educação ambiental, meio ambiente e a relação ser humano e natureza para atingir uma proposta integrada na solução dos problemas ambientais. Implícito no estudo, através dos procedimentos de coleta de dados, a pretensão de provocar uma reflexão crítica, realizada junto aos docentes em seu local de trabalho, nos cursos de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental do CEFET-RS. As categorias mais evidentes neste estudo foram educação ambiental, educação profissional, ensino profissional, formação continuada, currículo, saberes e afetos. As análises deixaram clara a dicotomia entre teoria e prática, ciências sociais e ciências exatas, sociedade e natureza na concepção dos docentes investigados. As concepções expressas de meio ambiente e educação ambiental revelam a complexidade de sua aceitação em uma instituição de ensino com ênfase na prática. O estudo, baseado em uma educação ambiental como forma abrangente de educação, ao atingir os docentes, encaminha para que estes também venham a participar de um novo patamar no ensino tecnológico na área ambiental, através da formação continuada, estabelecendo um processo pedagógico mais participativo e permanente na instituição, abastecendo uma contínua ação crítica de tomada de consciência sobre a problemática ambiental e educacional. Assim, as informações obtidas através desta pesquisa apontam para que os cursos superiores de tecnologia na área ambiental oportunizem espaço para as discussões político pedagógicas, das relações homem/natureza, de modo a possibilitar interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas, como forma de reconstrução curricular e disciplinar e na aproximação afetiva entre seus pares, pela ética, pela nova racionalidade ambiental, favorecendo também, a formação de coletivos nos cursos. Possibilidade operacionalizada transversalmente aos conteúdos do ensino superior, incitando a formação continuada dos docentes na perspectiva dos aspectos pedagógicos e ambientais. São constatações que sinalizam para a compreensão da educação ambiental e daquilo que possa definir sua identidade no interior do CEFET-RS.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalEducaçãoEnsino profissional e técnicoFormação permanente