Dissertação - Carmen Etel da Silva

Saberes de um grupo de quiosqueiros de Capão da Canoa, RS : contribuições para a educação ambiental não-formal

Autor: Carmen Etel da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Mestrado, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, apoia-se na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não Formal. Tem como objetivo investigar a realidade do grupo social denominado Quiosqueiros de Capão da Canoa, conhecer os saberes desse grupo, suas histórias de vida, e, assim, alcançar contribuições para ações de educação ambiental não formal naquela localidade. O trabalho aborda o diagnóstico socioambiental de Capão da Canoa e as questões sobre o impacto ambiental gerado na orla do município, decorrente das atividades comerciais exercidas nos quiosques, principalmente no período do veraneio. A discussão trata dos saberes populares vinculados com a educação popular e a construção da visão de mundo pela perspectiva da educação ambiental, articulando-os com a educação ambiental não formal, considerada como capaz de desenvolver uma práxis voltada para a mudança de atitudes e melhoria/solução das questões socioambientais. Em capítulo específico, é apresentado o contexto sociohistórico e ambiental de Capão da Canoa, que permite a leitura das ações da gestão e da educação ambiental do município, cm base nos aspectos da trajetória do balneário, possibilitando a compreensão do cenário local e a emergência dos conflitos socioambientais. Os dados que embasaram esta pesquisa foram coletados por meio de entrevistas e escuta das histórias de vida dos investigados. A análise dos dados foi ancorada na metodologia da análise textual discursiva (ATD) e o corpus da análise constituiu-se das entrevistas transcritas pelo investigador e validadas pelos participantes (18). Inicialmente ocorre a desconstrução dos textos "a unitarização", identificando as unidades de significados e seus respectivos códigos, com a emergência dos argumentos aglutinadores que embasam o processo seguinte ? a categorização. Nessa fase, operou-se com categorias a priori, que são identificadas como as etapas a serem trabalhadas pelos educadores em uma ação de educação ambiental ? sensibilização; conhecimento e habilidades; mobilização e projeção: ação ambiental, participação e multiplicação ? e com a categoria emergente no processo da análise, identificada como problematização, que representa a visão prévia dos investigados. O metatexto produzido a partir da análise efetuada articula os saberes com a proposição de uma ação de educação ambiental não formal. Essa proposta está alicerçada na perspectiva de problematizar, sensibilizar, redefinir, mobilizar, estimular conhecimentos e habilidades e participar da realidade dos Quiosqueiros a partir dos seus saberes, procurando contribuir para que aconteçam realizações individuais e coletivas e para que a visão do espaço da casa, do trabalho, da rua onde moram, do bairro e da cidade onde vivem seja ampliada. O trabalho é finalizado com a figura da "nuvem de saberes", que traz a representação dos saberes dos Quiosqueiros e das categorias discutidas para a formação de um processo de educação, proposta essa que entendemos ser capaz de preparar para as incertezas socioambientais e de provocar a capacidade de resposta dos atores diante do imprevisível, possibilitando que compreendam as inter-relações que constituem seus mundos de vida.

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Palavras-chave: QuiosqueirosSaberesEducação ambiental não formal