Dissertação - Caroline Rodrigues da Matta

Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental

Autor: Caroline Rodrigues da Matta (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande teve por objetivo compreender como alguns reconhecidos educadores ambientais que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação conceituam sustentabilidade e como incorporam esta temática em suas pesquisas. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED), durante a 34a Reunião Anual, em 2012. A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. O estabelecimento do diálogo com os dados empíricos circunscreveu-se em torno de autores como Loureiro, Leff, Tristão, Carvalho, entre outros. A partir da análise de dados emergiram as categorias finais relativas às concepções dos pesquisadores colaboradores da pesquisa sobre a temática da sustentabilidade: 1. O paradigma da sustentabilidade: construção de sociedades sustentáveis; 2. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; 3. O advento de diferentes relações sociais, políticas e culturais. Ficou evidenciado que os pesquisadores abordam a sustentabilidade como um tema transversal e polissêmico, cuja discussão é imprescindível no atual cenário mundial, por trazer, em seu bojo, a emergência de outras e diferentes formas de relações embasadas em aspectos socioambientais. Imbricada ao debate sobre sustentabilidade emerge a necessidade de se repensar o atual modelo econômico bem como o desenvolvimento de sociedades sustentáveis que tenham como finalidade uma maior preocupação ambiental. Portanto, pensar a sustentabilidade, superando a teia de dominação que o sistema econômico impõe sobre as sociedades, é criar a possibilidade de novas relações, de outras formas de apropriação da natureza, de uma vida diferente em direção não somente ao futuro que queremos, mas também ao futuro/presente que necessitamos.

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Palavras-chave: SustentabilidadeEducação ambientalSociedades sustentáveis