Dissertação - Maristela Dutra

Especialista em Educação Ambiental - constituição de subjetividades num curso na modalidade educação a distância

Autor: Maristela Dutra (Currículo Lattes)

Resumo

Nesta dissertação apresento uma pesquisa de investigação sobre a constituição de subjetividades com um grupo de dez egressos do Curso de Educação Ambiental Lato Sensu, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no município São Lourenço do Sul/RS. Para desenvolver, metodologicamente, esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa, optei por utilizar alguns recursos sugeridos pela história oral temática, realizando dez entrevistas semiestruturadas. Como objetivo principal, este estudo busca problematizar e perceber a Educação Ambiental e o curso de especialização como mecanismos capazes de subjetivar e de incidir, produtivamente, sobre os estudantes que por ele passaram. Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir de algumas reflexões e inquietações acerca do questionamento sobre como e em que condições nos constituímos como sujeitos. Entendo que currículo, poder e subjetivação são elementos produtivos e constitutivos de condutas, ações e sujeitos. Para perceber as marcas e os atravessamentos do referido curso na constituição desses sujeitos da ação ambiental, utilizo como referência teórica algumas pistas das problematizações desenvolvidas pelos estudos de Michel Foucault sobre poder e subjetivação, bem como, estudos desenvolvidos por Tomaz Tadeu da Silva sobre currículo. Para tanto, ao longo desta investigação, procuro mostrar que a Educação Ambiental e a sua profissionalização se estabelecem como mecanismos eficazes para a constituição de subjetividades desejadas. Através de técnicas e procedimentos relacionados ao campo ambiental se instituem tecnologias de poder e de subjetivação com a finalidade de governar as condutas dos sujeitos que, atravessados por essas relações, tendem a desenvolver determinados modos de se relacionar consigo mesmos e com os outros. A partir desta investigação pude perceber que o curso de especialização em Educação Ambiental se apresentou como uma possibilidade de produção de subjetividades constituídas dentro de um processo que ocorre no interior de práticas sociais previamente articuladas. Ao legitimar as práticas pedagógicas desses estudantes, o referido curso lhes autorizou a falar sobre Educação Ambiental, conduziu e movimentou um conjunto de atividades, de técnicas e de procedimentos com os quais esses egressos atuaram sobre si mesmos, produzindo suas subjetividades.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalSubjetivaçãoPoderCurrículo